segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MUSCULAÇÃO NA GESTAÇÃO...RISCO OU BENEFÍCIO ???



O medo de muitas mulheres gravidas atualmente, é em relação a pratica de exercício físico durante a gestação.


Sabendo que o período gestacional é um período de cuidados e atenções, principalmente no primeiro trimestre, as mamães nao pode deixar de lado os exercícios.


A atividade física em geral todos nós sabemos que trabalha principalmente o sistema cardiovascular, e os musculos esqueléticos em geral. Atua na prevenção de doenças cronicas como dislipidemias, hipertensão, diabetes, obesidade... e serve para melhorar o desempenho fisico, resistencia e atua melhorando o humor e a expectativa de vida.


Associar a atividade física com a gravidez, é mais um desafio as mamães.


O trabalho resistido como a musculação, é uma das principais atividades que ajudam no fortalecimento da musculatura e no desempenho físico. Associado a um bom alongamento, tem como função fortalecer e alongar os musculos mais "requisitados" durante a gestação, como:


Musculatura dos membros inferiores, lombar e abdome;


e pós gestacional:


Musculatura dos Membros superiores, peitoral, dorsais, lombar e membros inferiores.


O melhor método de atividade física para se trabalhar com gestantes, é o trabalho funcional, visando melhorar o desempenho físico de acordo com as atividades do dia a dia.


os principais beneficios da AF são:


*Flexibilidade;
*Fortalecimento
*Agilidade
*Melhora o sistema Cardiovascular
*Melhora o sistema respiratório
* Regula os niveis Hormonais
*Aumento da imunidade
*Equilíbrio corporal
*Auto estima
*Melhora do Sono
*Melhora da respiração, principalmente durante o parto


Por fim, é Importante salientar também, que não se deve utilizar prescrições de atividade física como uma “receita de bolo”, e sim buscar a orientação e acompanhamento de um profissional da área.



Durante toda a gestação é imprescindível a pratica de atividade física e acompanhamento médico pré-natal. A gestante deve ter sempre em mente que sua saúde passa por um momento especial e mantê-la, é primordial para a manutenção do bem-estar do feto.


VINICIUS PACHECO
CREF. 016052-G/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário