quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Exercícios Físicos X Varizes

Várias pessoas já se sentiram constrangidas em freqüentar a academia por possuírem varizes nos membros inferiores, localizadas principalmente na região das pernas. As temidas varizes são inflamações das válvulas e paredes das veias dos membros inferiores.

Essas inflamações têm como principal origem a hereditariedade e podem ser aumentadas pelo sobrepeso e hipocinesia (falta de movimentação). Pessoas que permanecem em pé ou sentadas por muito tempo tem maior chance de desenvolver varizes. Esses posicionamentos não favorecem a circulação sanguínea e o retorno venoso.

Cerca de 70% do sangue encontra-se nos membros inferiores, em condições de repouso. Portanto, para que o sangue retorne ao coração é necessário que as veias impulsionem esse fluido contra a ação da gravidade. A musculatura da panturrilha é a principal responsável por ocasionar o aumento e melhoria desse retorno. Esse grupo muscular é conhecido como coração periférico pelo fato de otimizar a circulação sanguínea quando contraído.
É fundamental que pessoas com pré-disposição genética ao desenvolvimento de varizes pratiquem exercícios físicos periodicamente, com o objetivo de redução e não agravamento desse quadro. O profissional de Educação Física habilitado saberá formular o treinamento ideal para cada indivíduo. Correr, pedalar, praticar musculação e ginástica localizada são alguns exemplos de atividades que podem prevenir o aparecimento das indesejáveis varizes.

Existem exercícios específicos que trabalham isoladamente a musculatura da panturrilha como a flexão plantar sentada ou em pé (ficar na ponta dos dedos e retornar). O fortalecimento desse grupo muscular irá favorecer bastante a circulação sanguínea e a prevenção do surgimento de varizes, sendo uma alternativa viável para melhorar a estética das pernas.


Texto: Professor Tiago Baldez
Fisiologista do Exercício e Massoterapeuta

CREF 5364-G/DF


MUSCULAÇÃO "DÁ" VARIZES ?


Antes de mais é preciso esclarecer uma coisa: praticar musculação não causa varizes. Qualquer tipo de exercício estimula a circulação do sangue, o que faz com que o organismo se defenda contra várias doenças (como o aparecimento de varizes, por exemplo). O que causa varizes sim é levar uma vida sedentária. Sem esforço é que aparece varizes. O que é certo é que mesmo fazendo muito exercício, não se previne o aparecimento de varizes mas reduz-se os riscos.

Em todo o caso, para quem sofre deste tipo de problemas, com certeza que já ouviu dizer que é possível remover as varizes com cirurgia só que é algo arriscado. Novamente, isso não é verdade. Existem cirurgias que removem estas varizes rapidamente sem qualquer tipo de problema. Este tipo de cirurgia é aconselhável a quem pratica desporto, não só pelo aspecto das mesmas como também ao retirar as varizes, a sua corrente sanguínea irá fluir sem grandes dificuldades, ajudando assim em qualquer tipo de esforço físico que exerça.

O que já foi provado é que as mulheres têm mais tendência em terem varizes do que os homens, inclusive após a gravidez devido à alteração hormonal. Por isso é que é importante não deixar de fazer exercício físico durante a gravidez, tal como já falamos no artigo “Musculação durante a gravidez. Seguro?”. A pílula também é um factor que pode causar varizes, pelas mesmas razões que a gravidez. Uma dieta desequilibrada também pode causar varizes devido à falta de nutrientes no que comemos.

A eliminação de varizes apenas é feita de forma cirúrgica, não existem pomadas que removam varizes. Uma pessoa com varizes no corpo é o primeiro passo para ser vítima de uma trombose, pelo que é necessário ter muito cuidado caso se sinta mal. É importante este tratamento não só pelo aspecto, como também pela condição física, para que continue saudável e consiga dar o seu máximo durante os treinos de musculação.

7 comentários:

  1. As informações são bem
    elaboradas e formuladas de acordo que
    o leitor entenda de uma forma clara e objetiva!

    Gostei muito, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. me ajudou muito a tirar dúvidas .
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. ME AJUDOU MUITO...oBRIGADO!

    ResponderExcluir
  4. o esclarecimento que segui no texto acima,me tirou duvids,e vai me ajudar na pratica,já que eu e a minha patroa estamos a fazer exercicios para melhora a circulaçao sanguinea,e melhorar a qualidade de vida da nossa saude,valeu e muito obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Foi muito importante pois tirou minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  6. Tirou todas as minha duvida , pois achava que fazer musculação prejudicava, muito obrigado vai melhorar muito a minha qualidade de vida

    ResponderExcluir